Este trabalho visa compreender como são construídos os projetos de vida dos e das estudantes do ensino médio, mediante a análise de grupos focais com estudantes de estabelecimentos com distintas características nas regiões Metropolitana e Biobío. Esta análise esteve focada na associação entre distintas esferas da vida e lógicas de ação nos projetos jovens em diferentes posições. Os resultados mostram a permanência de padrões dominantes relativos à vida adulta, ao mesmo tempo que são observadas marcadas diferenças relacionadas com o gênero e a classe.
Profesor Asociado de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Central de Chile. Doctor en Sociología. Correo electrónico: ismael.puga@ucentral.cl
Raúl Atria Benaprés, Universidad de Chile
Profesor Asociado de la Escuela de Sociología de la Universidad de Chile. Máster en Sociología. Correo electrónico: ratria@u.uchile.cl
Rodrigo Fernández Albornoz, Observatorio de la Educación Superior
Observatorio de la Educación Superior, Consorcio de Universidades del Estado. Magíster en Economía Aplicada. Correo electrónico: rfernandez@u.uchile.cl
Camilo Araneda Carrasco, Licenciado en Sociología
Licenciado en Sociología. CAMICorreo electrónico: caranedacar@gmail.com
Como Citar
Puga Rayo, I., Atria Benaprés, R., Fernández Albornoz, R., & Araneda Carrasco, C. (2018). Projetos de vida e oportunidades no ensino médio. Novas demandas sociais ao sistema escolar chileno. Última Década, 25(47), pp. 118–153. Recuperado de https://ultimadecada.uchile.cl/index.php/UD/article/view/48532